top of page
  • Foto do escritorRenata Juliotti

Gorda, gordinha, fofinha!

Atualizado: 18 de jun. de 2019

O que é ser gordo hoje em dia? Como você se sente diante dos padrões e preconceitos velados da sociedade moderna?

Foto: Ilustração do blog Ju Romano

Gordinha, fofinha, excesso de gostosura, cheinha. Termos que parecem ser parte de um discurso confortante para nós, pessoas gordas. E sinceramente, não é mesmo! Não meus queridos, fofinho é o meu travesseiro, eu sou gorda!


Vivemos em uma sociedade de muitas diferenças, onde o racismo e o preconceito ainda são velados e extraídos de um pensamento retrógrado e pejorativo. No entanto, uma forma de preconceito pouco debatido começou a despertar a atenção da sociedade nos últimos anos, a gordofobia.

O ser gordo passa então de condição física à condição social, tomando até mesmo o rumo de um discurso ideológico.

O antigo conceito da palavra “gordo”, segundo algumas fontes etimológicas, tem origem na palavra latina “gurdu”, e refere-se a “lento, pesado, pouco esperto”. Atualmente, a palavra define pessoas que tem gordura, ou uma quantidade de gordura acima da usual; obeso, cheio, corpulento. (segundo a definição do dicionário Michaelis). Mas muita gordura com relação a quem? A quê?


“Não posso comprar naquela loja, eles só vendem numeração pequena”. Sim, infelizmente essa é a nossa realidade. Porém, o mercado “plus size” (termo que não me agrada muito) cresceu muito nos últimos anos.


O mercado têm percebido o aumento das mulheres que são classificadas como “gordas”, ou melhor, plus size, com tamanhos a partir do 46 e, os modelos estão cada vez mais presentes em lojas populares e de departamento. E é justo naquele momento que nós mulheres nos sentimos tão bem, na hora de fazer as comprinhas, e que nos decepcionamos.


Os “modelitos” mais atuais, as tendências da temporada dificilmente são encontrados nos tamanhos maiores, ou quando encontramos, óbvio que o valor será triplicado, ultrapassando nosso poder de compra. Então vem aquele sentimento de exclusão, nos sentimos excluídos da moda, da sociedade.


Ainda espero o dia em que a indústria da moda, que impõe padrões com tanta autoridade, possa também deixar esse ridículo preconceito de lado e democratizar a linha de produção.


No entanto, apesar da decepção na hora da compra, é importante lembrar das lindas modelos plus size que estão ganhando os flashes ao redor do mundo. Mostrando que a beleza está em cada curva da mulher!


O mais importante é como a pessoa gorda se vê! Estar feliz e satisfeito com quem você é, independente do que estão dizendo a sua volta. Não me julguem por minhas medidas, mas por quem eu sou!


O caráter, a personalidade, nada disso é influenciado pelas curvas do meu corpo. Suas atitudes, seu comprometimento com a felicidade e seu próprio bem-estar, essa é a verdadeira beleza!

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page