top of page
  • Foto do escritorRenata Juliotti

Viver bem ou emagrecer bem?

Na cultura da dieta, muitas mulheres vivem apenas em busca do corpo ideal

 

Sempre estamos à procura da imagem perfeita (Imagem: Flickr)

Você está sempre fazendo dietas? Quantas pessoas você conhece que vivem brigando com a balança? Eu pessoalmente sempre fiz parte deste grupo.


Mas, quer saber o que eu percebi? Que quanto mais me preocupava com as dietas malucas, menos me atentava para o que realmente importa: minha autoestima.


Muitos dirão que a autoestima está ligada ao corpo, mas isso é uma grande balela que o mercado tenta nos convencer para vender mais produtos e serviços de emagrecimento.


A verdade mesmo mana é que sua autoestima está ligada à sua própria aceitação. Não apenas aceitar, mas ser feliz com quem você é!!!

Nessa brincadeira de estica e puxa, eu acabei me perdendo e passei a ser apenas consumidora de uma ideia surreal da mulher perfeita. Perfeita? Quem sou eu?


Emagrecer a todo custo

Até esse subtítulo me irrita hoje, mas era minha realidade. Tentei dietas e mais dietas, jejuns, medicamentos e tratamentos. Porém, quando fazia isso era apenas pela justificativa estética. Enquanto isso, eu engolia minha saúde pílula abaixo.


Eu tenho uma doença autoimune, que por si só, já me deixa mais vulnerável à vários problemas, ela ainda está associada a fibromialgia, que está muito ligada ao emocional e causa dores crônicas extremamente dolorosas.


Além disso, minha má alimentação trouxe gordura no fígado, depressão e insuficiência de vitamina D, sem contar a TAG (Transtorno da Ansiedade Generalizada) que já me deixou dias na cama com dores e sem andar.


Se lendo sobre todos esses problemas você já deve estar imaginando que minha única saída seria emagrecer, imagina o que os médicos me falaram a vida toda? Não, nunca foi fácil.

Mas temos uma ideia bem errada do que é ser saudável e ser magro.

Ser gordo não significa que está doente, assim como magreza não é sinônimo de saúde. Então mana, emagrecer a todo custo não rola. Emagrecer para estar bem com a saúde e com você, sim!


Se 5 kg são suficientes para se sentir melhor e evitar complicações, ótimo! Só não precisa eliminar 30 kg em 3 meses para parecer magra na formatura ou na festa de fim de ano. Siga o peso ideal para o seu biotipo e para você se sentir poderosa ao olhar no espelho, isso é tudo que precisa.

E cá pra nós: curvas também são caminhos para a felicidade, pode ter certeza disso!

Viver, simplesmente viver

Agora vamos combinar uma coisa. Vamos juntas tentar cinco passos para simplesmente viver e não vegetar com uma dieta. Depois me digam o que acharam:


1) Todos os dias pela manhã se olhe no espelho e diga: Oi linda!


2) Vista-se com a roupa que mais lhe agradar, sem medos ou receios de parecer gorda ou marcar os pneuzinhos;


3) Planeje uma alimentação equilibrada, saudável, mas não se preocupe: tem aqueles dias que você pode ter o gostinho de comer o que quiser;


4) É legal praticar exercícios pelo menos 2x na semana para manter aquela energia gostosa e uma vida saudável;


5) E o principal: Diga todos os dias o quanto você é phoda, linda, poderosa e super capaz de ser feliz sendo você!

31 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page