top of page
  • Foto do escritorRenata Juliotti

Gordo-FOBIA

Atualizado: 18 de jun. de 2019

A gordofobia é, assim como outras fobias, uma coleção de pensamentos pré-concebidos, um sentimento exagerado de medo e aversão por algo ou alguém, geralmente prejudiciais

Foto: Acervo Google Imagens

Como todo preconceito, a gordofobia se apoia em alguns falsos argumentos gerados pela sociedade patriarcal e desigual em que vivemos.


A gordofobia médica, quando o problema não é a estética e sim a saúde, é dos mais comuns. “Obesidade não é saudável, causa muitos problemas de saúde, obesos vivem menos, ninguém quer ser gordo”, esses são os discursos que ouvi toda minha vida quanto à obesidade e minha saúde. Para ter uma vida saudável você deve ser magra, essa sempre foi a mentalidade implícita.


Pessoas gordas são geralmente consideradas culpadas da sua situação, julgadas como criminosos sem remorso algum.

Essa frase vem cheia de outras concepções infundadas como: “uma pessoa só é gorda porque come demais e não se exercita”, ou “gordura é uma sentença de morte”.


Primeiramente, a ignorância ou até mesmo intolerância pública, ligada a fatores determinantes como predisposição genética, etnia, transtornos alimentares, doenças hormonais e imunológicas, entre muitas outras questões que causam obesidade, levam ao pré-conceito e ao cruel julgamento da sociedade com relação a esse indivíduo.


Quem disse que uma pessoa gorda não é saudável? Há uma ideia de que, se a pessoa deixa seu corpo ficar desse tamanho, ela é preguiçosa, gulosa, não tem autocontrole e não se importa com a saúde. Sim, eu posso ter uma vida saudável, viver bem, fazer os exercícios que me agradam, comer saudável e ainda ser gordinha, e daí?


A gordofobia do desejo. Quanto à experiência e desejo sexual, é muito comum acreditarem na má pré-disposição sexual dos gordinhos, e mal sabem eles! Assim como as pessoas magras, o gordo manifesta desejo através de todos os poros, todas as dobras, todas as estrias, tudo o que existe de belo e magnífico nele.


O apetite sexual ou disposição física para o sexo, é comprovado cientificamente, que nada tem a ver com a condição física do indivíduo. Assim como portadores de deficiência física podem ter vida sexual ativa, pessoas gordas também podem, é claro.


Existem obras e produções mostrando posições sexuais que facilitam e estimulam o prazer para o casal obeso, assim como o conhecido manual indiano de posições sexuais, Kama Sutra, indica inúmeras “artimanhas” para não deixar ninguém de fora da diversão! (sim, uma leitora assídua).


Gordofobia em negação - “Mas eles não estão falando de mim, estão falando daquelas beeem gordas”. Sim, eles estão falando de você, gata! Estão falando de todos nós! Provavelmente, a falta de uma mobilização seja o principal problema, justamente por não saber reconhecer que as ofensas que são destinadas a outras pessoas também nos atingem.


Quando alguém faz um comentário “gordofóbico” não está simplesmente humilhando uma pessoa, está tentando destruir todo um discurso, todo um grupo, um biotipo. Ofensas de cunho ideológico nunca são restritas a poucas pessoas.


“Para de fazer gordices”, “Isso é coisa de gordo”, “Ele é gordinho, come bem!”. Frasismos, suposições, rotineiros e pejorativos. Discriminações diárias, e as vezes mascaradas em um simples olhar como por exemplo, aquele gordo que está sentado sozinho em um restaurante, onde todos observam o prato onde ele come.


Definitivamente, a auto-estima é um trabalho diário inesgotável. Pessoas gordas enfrentam tanto preconceito, julgamento e ofensas, que as vezes sentimos extrema dificuldade em desenvolvê-la. É de fato, um processo complicado. Mas que fique bem claro: O SEU VALOR NÃO É DETERMINADO SEGUNDO OS DESEJOS OU VALORES ALHEIOS!


Na luta pela autonomia do nosso próprio corpo, será que aceitá-lo é o caminho? O famoso “aceitar o próprio corpo” não é o mesmo que “se conformar”?

Talvez, a verdadeira libertação do corpo esteja no amor incondicional a si mesmo, e não da mera aceitação dele. É o reflexo no espelho de cada curva, cada traço, cada detalhe, que torna um ser único, lindo na sua forma exclusiva e perfeita!


Esse é o primeiro passo para a autonomia do seu corpo e para a verdadeira libertação, amar cada detalhe de si mesmo!

21 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page